COMO MANTER CARPETES E TAPETES LIMPOS

Por março 29, 2018Dicas, Sem categoria

Como manter carpetes e tapetes limpos

 vacuum cleaner 268179 640 - COMO MANTER CARPETES E TAPETES LIMPOS

 

Seja em casa ou em apartamento, a higienização de tapetes e carpetes é um procedimento muito importante. A limpeza adequada não funciona apenas por um motivo estético, mas também, por uma questão de saúde.

Em imóveis onde brincam crianças e animais de estimação, carpetes e tapetes provavelmente estarão submetidos a manchas dos mais variados tipos. Além disso, a poeira que vem da rua também dificulta que eles estejam sempre limpos.

Quem aprecia reunir constantemente amigos e parentes em casa, também já deve saber que acidentes comuns são inimigos dos tapetes. Ou seja, um suco derramado e até mesmo farelos de bolo e pão contribuem para o acúmulo de sujeira.

 

A importância de manter tapetes e carpetes limpos

Conservar carpetes e tapetes devidamente limpos e bem escovados é importante para manter a saúde de todos no lar. Assim, é possível reduzir a presença de ácaros e bactérias que podem gerar transtornos respiratórios.

Ambientes que possuem tapetes e carpetes devem estar também sempre devidamente arejados, pois os ácaros e demais micro-organismos costumam se proliferar nos tapetes que estão em locais pouco ventilados.

Até mesmo os tapetes e os carpetes que apresentam tecidos mais finos acumulam, por exemplo, resíduos químicos de produtos como inseticidas e perfumes. Em alguns casos tais resíduos podem afetar a saúde dos moradores.

Sendo assim, para evitar tais problemas e ainda assegurar um ambiente limpo e bonito, o processo de higienização de tapetes e carpetes se torna fundamental.

Por isso, quem procura casas para alugar em Curitiba e se interessou por uma que possui carpete, ou pretende decorar a sala ou o quarto com belos tapetes, deve sempre estar atento para a limpeza.

 

Limpar de forma eficiente

A higienização completa de tapetes e carpetes pode ser feita por meio de empresas especializadas no ramo. Tais empresas contam com profissionais devidamente treinados e produtos adequados para a higienização.

No entanto, se preferir, a limpeza pode ser feita por você mesmo, todos os dias. Dessa maneira você consegue conservar a estrutura e a beleza dos tapetes e dos carpetes, bem como prevenir a proliferação de bactérias em seu lar.

Lembre-se que para facilitar o processo de higienização, tanto dos tapetes quanto dos carpetes, é relevante que o ambiente receba luz e ar puro. Por isso, nunca deixe por muito tempo os cômodos fechados. A circulação do ar é importante.

Todos os dias é importante abrir as portas e as janelas, deixar a luz do sol entrar e o ar circular livremente pelo ambiente. Dessa maneira, dificulta a proliferação dos fungos e demais micro-organismos.

Saiba como limpar o carpete

Imagine a situação: Você está em busca de apartamentos para alugar em Curitiba e finalmente encontrou um que caiu no seu gosto, mas vê que ele possui carpete. Logo você pensa que carpete é difícil de manter limpo e então desiste do negócio.

Não é necessário abandonar o apartamento dos seus sonhos por causa desse detalhe. Saiba que com cuidados simples e diários o carpete pode ser conservado por muito tempo.

Além disso, o carpete atua no ambiente como um eficiente antiderrapante, evitando assim escorregões e tombos que podem ser dolorosos. Por isso, em lares que possuem pessoas idosas e crianças, ele é de grande valia.

Confira então algumas dicas básicas que irão ajudar a manter o seu carpete sempre limpo, com o mínimo de poeira e embelezando o local.

 

O aspirador de pó: É considerada uma das maneiras mais rápidas e eficientes para auxiliar na conservação do carpete. O aspirador é importante porque ele consegue retirar grãos e partículas de difícil acesso.

É válido passar o aspirador pelo menos uma ou duas vezes por semana. Ao fazer esse procedimento, você evita que as poeiras se acumulem no carpete. O acúmulo de poeira contribui para a proliferação de ácaros e fungos, por exemplo.

 

Retirar manchas do carpete: Café, refrigerante, tinta, molho, enfim, pequenos acidentes envolvendo substâncias líquidas e viscosas são um pesadelo para quem pretende manter os carpetes livres de sujeira.

Hoje em dia é possível contar com produtos químicos específicos para o uso em carpetes, porém há a possibilidade de contar também com produtos naturais, um deles é o vinagre.

O vinagre, no caso, é um produto líquido dotado de um pH que o torna um eficiente agente de limpeza. Isso o torna útil para remover manchas e odores. Além disso, ele é seguro para crianças e animais domésticos.

É válido lembrar que antes de utilizar o vinagre ou qualquer outro produto com o intuito de limpar o carpete, é importante passar o aspirador de pó. Com isso, são retiradas todas as partículas que dificultam a limpeza.

 

Saiba como limpar o tapete

Por possuírem tamanhos e formatos variados, os tapetes são indispensáveis para quem almeja dar um toque criativo na decoração do ambiente. Existem tapetes de cores e estilos diferentes e tais características os tornam bastante versáteis.

Mas se você pensa que os tapetes são difíceis de serem limpos, saiba que existem maneiras práticas de mantê-los sempre bonitos e conservados. Confira então algumas dicas.

 

Não dispense o aspirador de pó: Assim como nos carpetes, o principal aliado para ajudar na remoção de ínfimas partículas que ficam presas nas camadas mais profundas, o aspirador de pó é muito importante.

Nesse contexto, passar o aspirador semanalmente evita o acúmulo indesejado de poeiras e demais partículas. Deixar acumular sujeira pode até mesmo danificar a textura do tapete.

 

Lavagem a seco com produtos naturais: Esse método de limpeza é bastante prático e não causa danos ao tapete. Entre os produtos naturais para esse procedimento, é possível contar com a mistura de bicarbonato de sódio e amido de milho.

O vinagre, assim como no carpete, também é eficiente para a limpeza, pois ele atua nas fibras e camadas mais profundas. Graças a essas características, ele remove manchas e elimina odores indesejáveis.

 

O que se deve evitar ao limpar tapetes: É necessário evitar passar vassouras com cerdas duras, pois o atrito pode danificar o tapete.

O uso de sabão em pó também não é recomendado, pois as partículas podem ficar alojadas na estrutura.

 

Conclusão

 Como pudemos ver, seja em casa, apartamento, ou em kitnets para alugar em Curitiba, o cuidado com os tapetes e carpetes é fundamental para manter o ambiente bonito e livre de ácaros.

 

Gostou dessas dicas? Compartilhe-as entre os seus contatos e amigos para que eles saibam a importância de manter a casa livre de ácaros e possíveis alergias.

 

 

Deixe um recado