SABÃO EM PÓ – CONHECENDO SUA HISTÓRIA.

Por novembro 29, 2018Dicas

SABÃO EM PÓ – CONHECENDO SUA HISTÓRIA

Hoje em dia temos uma enorme variedade de marcas de sabão em pó disponivel no mercado. Mas você sabe como ele surgiu e dominou nossas casas com aquele cheirinho de roupa limpa?

washing powder 1500058 1920 300x214 - SABÃO EM PÓ – CONHECENDO SUA HISTÓRIA.

O FIM DA GORDURA COMO SABÃO

Um dos primeiros casos de detergente de limpeza produzido industrialmente ocorreu na época da Primeira Guerra Mundial, quando a economia da Alemanha estava tensa e sem acesso fácil ao sabão. Antes disso, o sabão era feito em casa com gordura de animal, porém com a chegada da guerra, a gordura ficou escassa e foi então que em 1916 os alemães criaram o Nekal, o primeiro sabão em pó industrial. Ele não era de uma boa ação, era preciso esfregar muito a roupa para limpá-la.

Na década de 1930, as rotas disponíveis comercialmente para a criação de álcool graxo trouxe o surgimento de várias marcas de detergentes destinados ao uso industrial (German BASF, DEFT). Portanto, em 1933 Procter and Gamble lança o Dreft,  destinado para lavagem manual e lavagem de tecidos finos.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, muitas fábricas de esforço de guerra americanas foram convertidas para uso civil, deste modo, um dos produtos mais amplamente disponíveis foi o tetrapropileno, que foi usado na criação de detergentes domésticos.

INOVANDO O CONCEITO DE LIMPEZA

Em 1946 a Procter and Gamble lança a mais famosa marca de sabão do mundo, o Tide. O primeiro sabão para limpar roupas de todos os tipos, principalmente tecidos pesados, ele possuia surfactantes que atuam à superfície do líquido, reduzindo a tensão superficial, quebrando as moléculas da sujidade e inovando o conceito de limpeza.

Na década de 1950, o sabão em pó tonou-se um item primordial na casa de todas as famílias. Desde então, a indústria de detergentes começou a crescer exponencialmente, introduzindo muitas novas formas de lavagem e alcançando os quatro cantos do mundo.

Ápos as primeiras conquistas, os pesquisadores se concentraram em desenvolver produtos de limpeza mais eficientes e fáceis de usar, bem como mais seguros para o consumidor e para o meio ambiente. Aqui está um resumo de algumas dessas inovações maravilhosas:

1950 – Sabão para máquinas de lavar louças, amaciante de roupas e detergentes com alvejantes.

1960 – Pré lavagem, removedores de manchas.

1970 – Produtos Multifuncionais e sabão liquido

1980 – Pré lavagem e detergentes.

1990 -Gel aromático, Amaciante para roupas delicadas, Detergentes e Sabão liquído super concentrados.

2000 – Produtos biodegradáveis, Produtos para lavagem em tabletes e Sabão Ecologicamente correto.

dishwasher 1786821 1920 300x200 - SABÃO EM PÓ – CONHECENDO SUA HISTÓRIA.

Deixe um recado