• Tapetes Persa Lavanderia Clean Express

Como Lavar Tapete Persa

postado em: post | 0

Como Limpar Tapetes Persas – Passo a Passo

Tapetes Orientais são tapetes que a séculos embelezam a casa das pessoas, principalmente os tapetes persas.

Originários do Irã (antiga Pérsia) os tapetes podem ser feitos a mão ou à máquina, o material varia de lã, seda ou algodão e diferenciam-se dos outros tapetes pela elaboração e variedade no seu design e na amarração dos nós que compõe a pelagem e, são bem caros comparados com outros tipos de tapetes.

Exatamente por terem nós bem unidos, dando a caracteristica de tapetes macios e tornando o tapete uma peça única, essa característica faz que a quantidade de pó e sujidade seja mais presente em tapetes persas.

Não se preocupe, a Lavanderia Clean Express dará dicas incríveis de como manter seu tapete mais limpo por mais tempo.

 

Com que frequência devo limpar meu tapete persa?

A frequência é determinada pelo estilo de vida de cada família, pois não queremos que o tapete seja limpo sem necessidade, pois isso acarretará em desgaste desnecessário das fibras ou ao contrário um tempo prolongado de ausência da limpeza armazenará mais sujeira, fuligem e terra.

Um tapete persa comum, precisa de uma pequena limpeza (aspiração) pelo menos uma vez a cada semana, mas isso pode variar. Se o tapete fica em um lugar de pouca circulação de pessoas, sem uso de calçados você pode ficar meses sem precisar limpá-lo. Do outro lado, se você tem filhos e animais de estimação, convém intensificar a limpeza.

 

Como limpar meu tapete persa em casa?

Aspire! Sim, aspire muito bem seu tapete! Esse é o primeiro passo para eliminar sujeiras e resíduos. Aspire lentamente e nos dois sentidos da pelagem do seu tapete. Aspire do lado inverso do seu tapete também. Uma boa aspiração evita o acúmulo de sujidade e proliferação de ácaros. Não esfregue a escova do aspirador no tapete, remova a função da escova e deixe apenas o ar fazer a função de limpeza.

Caso, você tenha espaço suficiente em sua casa, pendure seu tapete e bata com uma vassoura para retirar o pó, assim como nossas avós faziam antigamente. Método antigo e de melhor resultado.

No caso de manchas ou sujidade amarelada no tapete utilize um pano úmido que não solte fibras, umedecido em uma solução de detergente de cozinha e água (uma colher de café de detergente diluída em 1 litro de água), passe suavemente em todo o tapete, esfreque as manchas com uma escovinha de cerdas macias, sem friccionar demasiadamente. Deixe secar naturalmente. Lembre-se de não umedecer o tapete e sim, apenas passar um pano úmido sobre as fibras.

O propósito desta limpeza é limpar intermitentemente a poeira e dar as fibras uma sensação renovada.

Quando as fibras estiverem secas, passe uma escova macia e limpa sobre o tapete para “amaciar” as fibras.

 

Limpeza Profunda – Faça você mesmo vs Alternativa limpeza profissional

Seu tapete precisa de uma limpeza profissional pelo menos uma vez por ano, mas você sempre pode seguir o caminho do “faça-você-mesmo”. Você precisa considerar algumas coisas aqui. O seu tapete é colorido (solta cor quando submerso na água)? Você pode fazer o teste de cor ou ler as instruções de lavagem na etiqueta do seu tapete.

Então vamos lá para a limpeza:

* Após aspirar-sacudir e saber se seu tapete migra cor ou não. Jogue água fria dos dois lados do tapete. Deixe o tapete encharcado. Misture em um balde água e sabonete líquido neutro ou xampu para tapetes. Agora jogue e esfregue delicadamente essa solução no seu tapete.

* Enxague até não sair mais espuma, utilize um rodo para retirar o excesso de água e produto. Finalize usando o rodo para retirar todo o excesso de água e qualquer resquício de produto que possa ter ficado. Pendure seu tapete em um local ventilado e na sombra (nunca exponha um tapete persa ao sol). Usar um ventilador pode acelerar o processo de secagem.

 

Na Limpeza Profissional é utilizado produtos próprios para tapetes persas com poder anti bactericida, ainda é utilizado produtos para a retirada de manchas (caso haja manchas) e anti mofo. Uma máquina faz o enxague e centrifugação adequada, fazendo que nenhum resíduo de sujeira e produto fique nas fibras, além da secagem ser um processo mais rápido do que feito em casa.

 

Pequenos cuidados fazem a diferença!

  1. Limpeza de Manchas – É melhor cuidar do derramamento assim que ocorre o acidente. Isso evita que a mancha fique mais profunda e, nesse caso, seria difícil removê-la. Tente retirar em menos de 15 minutos, utilizando um pano ou papel toalha para retirar o excesso. Com um pano úmido em água morna e um pouco de vinagre passe em cima da mancha. Não friccione de um lado para outro, isso fará que o liquído penetre no seu tapete.

 

  1. Evite andar com calçados no tapete – Evite o quanto puder! Andar de calçado no tapete é proporcional ao acumulo de sujeira e bactérias. Seja cuidadoso!

 

  1. Gire seu tapete – De vez enquando mude a posição do seu tapete, no caso das pessoas andarem em apenas em uma parte dele, assim ele ficará uniforme. Profissionais aconselham que você gire sua peça uma vez a cada seis meses.

 

  1. Evite Luz Solar direta – Evite deixar ele exposto à luz direta do sol, principalmente se ele tiver cores fortes, pois a luz solar desbota o tapete.

 

Seja gentil com seu tapete, assim você sempre terá uma peça bonita e nova na sua casa. Lembre-se tapetes persas são mais valiosos com o passar do tempo. Se quiser uma ajuda para manter essa peça cara de sua casa, sempre nova e revigorada entre em contato com a Lavanderia Clean Express e confira nossos preços promocionais